Não carregue demasiado o veículo, pois o excesso de peso aumenta o consumo de combustível e as emissões associadas.
Conforto térmico
Utilize o ar condicionado apenas quando for necessário e com moderação, especialmente em cidade.
Contudo, se circular a alta velocidade, será sempre melhor utilizar o ar condicionado do que circular com as janelas abertas. O uso excessivo do ar condicionado aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 até 5%.
Consumo do veículo
Desligue o motor quando o veículo estiver imobilizado mais do que um minuto, como num engarrafamento ou numa passagem de nível.
Atualmente, a injeção de combustível nos motores modernos realiza-se considerando, entre outros parâmetros, a temperatura do motor, logo, estão concebidos para serem mais eficientes quando o condutor começa o trajeto logo que liga o motor.
Inércia do movimento
Aproveite a inércia do seu veículo nas reduções de velocidade.
Manutenção preventiva
Observe as instruções de manutenção do seu veículo e verifique periodicamente o nível do óleo.
Um veículo descuidado consome e polui muito mais. O potencial de poupança é de 3%.
Melhorar a aerodinâmica
Feche as janelas, sobretudo quando circular a alta velocidade e retire as barras ou malas de tejadilho quando estiverem vazias.
Mobilidade partilhada
Utilize os transportes públicos sempre que possível. As economias podem refletir-se ao nível do tempo, dinheiro e stress, em simultâneo com a melhoria do ambiente.
Nas descidas
Nas descidas de acentuada inclinação, deve travar com o motor, ou seja, manter o veículo engrenado numa mudança compatível, anulando o consumo de combustível e majorando a segurança de todos.
Nas subidas
Em subidas, utilize a mudança mais alta que lhe seja possível, mesmo que tenha que carregar mais no acelerador. É preferível a ter que reduzir para uma mudança mais baixa.
No arranque
Em carros a gasolina, inicie a marcha assim que ligar o motor do carro. Nos motores a gasóleo deve esperar alguns segundos, apenas por questões de lubrificação de motor.
Nos motores modernos já não é necessário esperar que o motor aqueça antes de iniciar a marcha.
Planeamento da viagem
Em carros elétricos é muito importante o planeamento de uma viagem devido à sua atual limitação na autonomia. Procure trajetos com gradientes suaves, poucas interseções e trânsito moderado. Os trajetos em autoestrada por vezes não são os mais aconselhados.
Pressão dos pneus
Pratique uma manutenção preventiva, verificando mensalmente a pressão dos pneus.
Utilização da caixa de velocidades e do acelerador
Utilize a relação de caixa de velocidades o mais alta possível (4ª, 5ª e 6ª), pois com uma mudança alta as rotações do motor são mais baixas, o que resulta num menor consumo de combustível. O potencial de poupança é de 10%.
Velocidade do veículo
Conduza a uma velocidade o mais constante possível, evitando paragens e acelerações rápidas e bruscas.
Feche as janelas, sobretudo quando circular a alta velocidade e retire as barras ou malas de tejadilho quando estiverem vazias.
Reduzir a resistência ao ar diminui o consumo de combustível e as emissões de CO2 até 10%
Barras no tejadilho ou acessórios exteriores podem aumentar o consumo até 35%
Janelas abertas prejudicam a aerodinâmica e podem representar um aumento de consumo de 5%
Em carros a gasolina, inicie a marcha assim que ligar o motor do carro. Nos motores a gasóleo deve esperar alguns segundos, apenas por questões de lubrificação de motor.
Nos motores modernos já não é necessário esperar que o motor aqueça antes de iniciar a marcha.
Utilize a primeira mudança no arranque e mude de imediato para a segunda e seguintes, sem colocar em causa a segurança.
Por cada hora ao ralenti um motor gasta aproximadamente 1 litro de combustível.
Utilize a relação de caixa de velocidades o mais alta possível (4ª, 5ª e 6ª), pois com uma mudança alta temos rotações mais baixas que resultam num menor consumo de combustível
Potencial de poupança: 10%
Circular sempre que possível com as mudanças mais elevadas e a baixas rotações: entre as 1.500 e 2.000 rpm para motores a gasóleo e, as 2.000 e 2.500 rpm para motores a gasolina.
Sempre que possível, e de modo consciencioso, mude de velocidade para relaxar o motor, fazendo-o trabalhar ao mínimo regime de rotação possível.
Em carros elétricos o arranque deve ser feito gradualmente até atingir a velocidade desejada.
Em carros eléticos usar com a maior eficiência possével a travagem regenerativa.
Não carregue demasiado o veículo, pois o excesso de peso aumenta o consumo de combustível e as emissões associadas.
Retire toda a carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros.
Exemplo: artigos de praia fora do verão; lata de óleo sem o carro apresentar perdas.
Potencial de poupança: 3%
Mais carga, implica também maior desgaste de suspensões, travões e motor.
Não carregue demasiado o veículo, pois o excesso de peso aumenta o consumo de combustível e as emissões associadas.
Retire toda a carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros, como por exemplo: artigos de praia fora do verão; lata de óleo sem o carro apresentar perdas. O potencial de poupança é de 3%.
Mais carga, implica também maior desgaste de suspensões, travões e motor.
Utilize o ar condicionado apenas quando for necessário e com moderação, especialmente em cidade.
Contudo, se circular a alta velocidade, será sempre melhor utilizar o ar condicionado do que circular com as janelas abertas. O uso excessivo do ar condicionado aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 até 5%.
Em carros elétricos, no inverno, sempre que possível use o aquecimento dos bancos e o aquecimento do volante para se manter quente, em detrimento do ar condicionado.
Utilize o ar condicionado apenas quando for necessário e com moderação, especialmente em cidade.
Contudo, se circular a alta velocidade, será sempre melhor utilizar o ar condicionado do que circular com as janelas abertas.
O uso excessivo do ar condicionado aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 até 5%.
Em carros elétricos e no inverno, tente usar o aquecimento dos bancos e o aquecimento do volanteno inverno, sempre que possível, para se manter quente em detrimento do ar concionado.
Desligue o motor quando o veículo estiver imobilizado mais do que um minuto, como num engarrafamento ou numa passagem de nível.
Atualmente, a injeção de combustível nos motores modernos realiza-se considerando, entre outros parâmetros, a temperatura do motor, logo, estão concebidos para serem mais eficientes quando o condutor começa o trajeto logo que liga o motor.
Para poupar combustível e contribuir para o seu bem-estar físico, evite usar o automóvel em deslocações curtas.
Em carros elétricos existem vários modos de condução. Escolha o modo “eco” que garantirá uma maior autonomia.
Os dispositivos elétricos com ficha (ex.: i-pod, carregador de telemóvel) consomem energia, pelo que, sempre que possível, limite a utilização de aparelhos eletrónicos.
Nas descidas de acentuada inclinação, deve travar com o motor, ou seja, manter o veículo engrenado numa mudança compatível, anulando o consumo de combustível e majorando a segurança de todos.
Numa descida, levante o pé do acelerador e ajuste a velocidade com a caixa de velocidades e o travão. Poupa mais combustível assim do que em ponto morto.
Aproveite a inércia do seu veículo nos abrandamentos de velocidade.
Evite travagens e acelerações bruscas.
Aproveite a inércia do seu veículo nas reduções de velocidade.
Evite travagens e acelerações bruscas.
Observe as instruções de manutenção do seu veículo e verifique periodicamente o nível do óleo.
Um veículo descuidado consome e polui muito mais.
Potencial de poupança: 3%
Um motor mal afinado pode representar um aumento de combustível de até 30%.
As operações de manutenção devem ser realizadas por técnicos especializados.
Em carros elétricos o sistema de refrigeração deve ser alvo de atenção especial, pois muitos usam a refrigeração líquida para manter bateria, inversor e motor em máxima eficiência. O sobreaquecimento pode diminuir a vida útil da bateria.
Observe as instruções de manutenção do seu veículo e verifique periodicamente o nível do óleo.
Um veículo descuidado consome e polui muito mais. O potencial de poupança é de 3%.
Um motor mal afinado pode representar um aumento de combustível de até 30%.
As operações de manutenção devem ser realizadas por técnicos especializados.
Em carros elétricos, o sistema de refrigeração deve ser alvo de atenção especial, pois muitos utilizam a refrigeração líquida para manter a bateria, o inversor e o motor em máxima eficiência. O sobreaquecimento pode diminuir a vida útil da bateria.
Feche as janelas, sobretudo quando circular a alta velocidade e retire as barras ou malas de tejadilho quando estiverem vazias.
Reduzir a resistência ao ar diminui o consumo de combustível e as emissões de CO2 até 10%.
As barras no tejadilho ou acessórios exteriores podem aumentar o consumo até 35%
As janelas abertas prejudicam a aerodinâmica e podem representar um aumento de consumo de 5%.
Utilize os transportes públicos sempre que possível. As economias podem refletir-se ao nível do tempo, dinheiro e stress, em simultâneo com a melhoria do ambiente.
Considere sempre a partilha de automóvel (carsharing) em deslocações para o trabalho ou de lazer. Partilhar uma necessidade de mobilidade economiza tráfego, consumo de combustível.
Utilize os transportes públicos sempre que possível.
As economias sentem-se ao nível de: tempo, dinheiro e stress, em simultâneo com a melhoria do ambiente.
Considere sempre a partilha de automóvel (carsharing) em deslocações para o trabalho ou de lazer.
Partilhar uma necessidade de mobilidade economiza: tráfego, consumo de combustível e recursos.
Nas descidas de acentuada inclinação, deve travar com o motor, ou seja, manter o veículo engrenado numa mudança compatível, anulando o consumo de combustível e majorando a segurança de todos.
Numa descida, levante o pé do acelerador e ajuste a velocidade com a caixa de velocidades e o travão. Poupa mais combustível assim do que em ponto morto.
Em subidas, utilize a mudança mais alta que lhe seja possível, mesmo que tenha que carregar mais no acelerador. É preferível a ter que reduzir para uma mudança mais baixa.
Em carros a gasolina, inicie a marcha assim que ligar o motor do carro. Nos motores a gasóleo deve esperar alguns segundos, apenas por questões de lubrificação de motor.
Nos motores modernos já não é necessário esperar que o motor aqueça antes de iniciar a marcha.
Utilize a primeira mudança no arranque e mude de imediato para a segunda e seguintes, sem colocar em causa a segurança.
Por cada hora ao ralenti um motor gasta aproximadamente 1 litro de combustível.
Em carros elétricos é muito importante o planeamento de uma viagem devido à sua atual limitação na autonomia. Procure trajetos com gradientes suaves, poucas interseções e trânsito moderado. Os trajetos em autoestrada por vezes não são os mais aconselhados.
Em carros elétricos é muito importante o planeamento de uma viagem devido à sua atual limitação na autonomia.
Procure trajetos com gradientes suaves, poucas intercessões e trânsito moderado. Os trajetos em autoestrada por vezes não são os mais aconselhados.
Pratique uma manutenção preventiva, verificando mensalmente a pressão dos pneus.
A pressão errada obriga à substituição antecipada dos pneus e coloca em causa a sua segurança. Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência de rolamento e o consumo de combustível. Por outro lado, uma pressão demasiado alta provoca desgaste no centro do pneu e uma menor aderência na condução. A pressão correta permite-lhe uma poupança até 3%.
Pratique uma manutenção preventiva, verificando mensalmente a pressão dos pneus.
A pressão errada obriga à substituição antecipada dos pneus.
Uma pressão demasiado baixa aumenta a resistência de rolamento e o consumo de combustível.
Uma pressão demasiado alta provoca desgaste no centro do pneu e uma menor aderência na condução.
A pressão correta permite-lhe uma poupança até 3%.
Os pneus radiais podem parecer que têm a pressão certa, mas na realidade estarem com pressão inferior à recomendada.
Reduza apenas quando tiver mesmo que o fazer.
É preferível circular com uma mudança mais alta e com o acelerador mais pisado num regime de 2.000 rpm, do que com uma mudança reduzida e com o acelerador pisado mais levemente a 3.500 rpm.
Utilize a relação de caixa de velocidades o mais alta possível (4ª, 5ª e 6ª), pois com uma mudança alta as rotações do motor são mais baixas, o que resulta num menor consumo de combustível. O potencial de poupança é de 10%.
Circular, sempre que possível, com as mudanças mais elevadas e a baixas rotações: entre as 1.500 e 2.000 rpm para motores a gasóleo e, as 2.000 e 2.500 rpm para motores a gasolina.
Sempre que possível, e de modo consciencioso, mude de velocidade para relaxar o motor, fazendo-o trabalhar ao mínimo regime de rotação possível.
Em carros elétricos o arranque deve ser feito gradualmente até atingir a velocidade desejada.
Em carros elétricos usar, com a maior eficiência possível, a travagem regenerativa.
Conduza a uma velocidade o mais constante possível, evitando paragens e acelerações/desacelerações rápidas e bruscas.
Acelerar bruscamente faz aumentar o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Travar bruscamente submete todos os sistemas de travagem e suspensão a um esforço adicional, bem como as rodas e pneus.
Cumpra os limites de velocidade para obter economias ao nível do combustível e contribuir para a segurança rodoviária.
Um aumento de 10% na velocidade pode provocar um aumento de 15% no consumo de combustível.
A curto prazo, a suavidade ao volante é economia em termos monetários. A longo prazo, a suavidade ao volante é longevidade para o veículo.
Adapte a velocidade do veículo ao tráfego e mude de via de trânsito apenas quando necessário.
Escolha o melhor percurso nas suas deslocações e tente antecipar o fluxo de trânsito. Uma viagem bem planeada traduz-se numa poupança de combustível.
Potencial de poupança: 5%
Tente antecipar-se ao tráfego.
Para esta antecipação é essencial manter uma distância razoável em relação aos restantes veículos, observar e entender o que nos rodeia, decidir e atuar o quanto antes para evitar situações complicadas.
A 90 km/h, 50% da energia é desperdiçada em questões aerodinâmicas, ou seja, a empurrar o ar à frente do veículo.
Por norma ao reduzir a velocidade em 10%, isso traduz-se numa redução do consumo de combustível de 15%.
Conduza a uma velocidade o mais constante possível, evitando paragens e acelerações rápidas e bruscas.
Acelerar bruscamente faz aumentar o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Travar bruscamente submete todos os sistemas de travagem e suspensão a um esforço adicional, bem como as rodas e pneu. Mantenha uma distância de segurança em relação aos restantes veículos, procurando observar e entender o que o rodeia.
A suavidade ao volante, a curto prazo, é economia em termos monetários. A longo prazo, é longevidade para o veículo.
Por norma, a redução da velocidade em 10%, traduz-se numa redução do consumo de combustível de 15%.
Escolha o melhor percurso nas suas deslocações e tente antecipar o fluxo de trânsito. Uma viagem bem planeada traduz-se numa poupança de combustível. O potencial de poupança é de 5%
Cumpra os limites de velocidade para obter economias ao nível do combustível e contribuir para a segurança rodoviária. Um aumento de 10% na velocidade pode provocar um aumento de 15% no consumo de combustível.
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